segunda-feira, 10 de junho de 2013

Selecção em Genebra

    Se eu passasse duas horas num avião para Genebra, para ter um jogo de futebol profissional no dia seguinte...qual seria a pior coisa que me podiam fazer? 

"Rui Santos diz que falta, na Federação Portuguesa de Futebol, alguém que ensine e transmita valores aos jogadores da seleção nacional. O comentador da SIC considera vergonhosa a reacção da grande maioria dos jogadores, que não pararam para cumprimentar os emigrantes portugueses que os aguardavam nas traseiras do hotel onde a seleção se instalou, antes do amigável desta segunda feira com a Croácia" em Sic Notícias.

      Estes drama queens que perdem o seu tempo a ir esperar a Selecção Portuguesa de Futebol ao aeroporto e ao hotel, cantam o hino nacional e gritam os nomes dos jogadores à espera que estes se dirijam a eles com um sorriso, uma palavra simpática e com uma caneta na mão a ansiar escrever um autógrafo, têm de perceber uma coisa: o papel dos jogadores é jogar. É o trabalho deles e tudo o resto vem como um extra. O papel daqueles que não foram seleccionados pelo Paulo Bento, é apoiar. Caso assim o queiram. O papel da Federação Portuguesa de futebol é garantir as melhores condições para se obterem resultados positivos.

       Aqueles portugueses que estavam dentro do autocarro à chegada do hotel, foram lá para jogar, não tendo prometido nada a ninguém. Os outros portugueses que estavam fora do autocarro à chegada do hotel, foram lá para sacar fotos e autógrafos, não tendo recebido garantias de nada. Mas vamos lá ver uma coisa: os portugueses dentro do autocarro, jogam bem futebol, daí terem sido escolhidos. Não são mais portugueses que os restantes. É preciso ser-se muito ignorante para dizer que se tem vergonha da sua nacionalidade, só porque não se recebeu uns miminhos de meia dúzia de profissionais de futebol. É triste ler comentários com este tipo de afirmações. Ou melhor, é ridículo! Bem como é ridículo recusar-se a apoiar a selecção em consequência desta situação. Há mais de 90 anos que se leva o nome de Portugal lá fora através da Selecção Portuguesa de Futebol. Quer se goste ou não desta modalidade, há que admiti-lo. Por ela já passaram centenas de jogadores e no entanto poucos a história faz por recordar. Curiosamente não se recordam aqueles que deram mais autógrafos, aqueles que distribuíram mais abraços ou aqueles que passaram mais tempo a assinar as nádegas de gatas assanhadas. Recordam-se sim aqueles que contribuíram para que nós possamos dizer que temos das melhores selecções do mundo. 



    Respondendo à pergunta inicial, se eu passasse duas horas num avião para Genebra, para ter um jogo de futebol profissional no dia seguinte...a pior coisa que me podiam fazer era obrigar a cumprimentar um bando de azeiteiros cuja portugalidade se resume a futebol e chouriço preto. É por estas e por outras que a polícia suíça proibiu os portugueses residentes em Sion de festejar as vitórias no centro da cidade, acusando os portugueses de serem "demasiado quentes" quando tal se sucede. Chamem-lhe quentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário